top of page

Literatura e Cultura das periferias brasileiras na atualidade

Nos últimos anos não é possível compreender as dinâmicas do sistema literário brasileiro contemporâneo sem ter em conta os movimentos vinculados à produção literária e cultural das periferias. No prefácio ao seu livro Literatura Marginal. Talentos da escrita periférica (Rio de Janeiro, Agir, 2005), o escritor Reginaldo Ferreira da Silva (Ferréz), comentava: “A Literatura Marginal, […], é uma literatura feita por minorias, sejam elas raciais ou socioeconômicas” e afirmava, “não somos o retrato, pelo contrário, mudamos o foco e tiramos nós mesmos a nossa foto” (Ferréz, 2005: 9).

Essa observação é central para entender o trabalho feito, neste século, por destacadas pessoas vinculadas às periferias brasileiras e o conhecido movimento dos “saraus”, com enorme vitalidade e forte repercussão já na mídia e na crítica. Tanta que, em 2014, quando São Paulo foi a cidade convidada de honra na 40ª Feria Internacional del Libro de Buenos Aires o seu programa teve como foco a ‘cultura marginal e periférica’ (http://www.capital.sp.gov.br/noticia/sao-paulo-leva-a-arte-da-periferia-a-buenos-aires).

Neste Reflexões serão publicados três textos de três pessoas que conhecem bem esses movimentos, como protagonistas ou como analistas. 

 

Michel Yakini

“A COLHEITA E A GINGA DA LINGUAGEM MOCAMBEIRA”

Quando a gente se depara com a ausência de algo, existem duas alternativas fortes: lamento e criação. É possível ficar só no lamento, lamentar enquanto cria...  

Allan da Rosa

“CANETAS PRETAS QUE ESCREVEM COM AS ORELHAS, COM A SOLA E COM OS CALOS QUE PISAM O MUNDO”

Literatura: mina e fogueira. Compreender tranças criativas entre a fala e a leitura, a lábia e a caneta, o papel e a relha. 

Rodrigo Ciríaco

"NÓIS É PONTE E ATRAVESSA QUALQUER RIO"

São Paulo assusta. Seja de fora, seja de dentro, a cidade de cinza e concreto é imponente. Está entre os dez maiores aglomerados urbanos do mundo. Uma massa que cresceu para muito além das bordas. De forma espontânea e desorganizada.

Please reload

bottom of page