top of page

Foto: Xaime Cortizo

AULAS ABERTAS

Trata-se de aulas e seminários vinculados às matérias de Literatura Brasileira I, Literatura Brasileira II e Cultura do Brasil que integram o Plano de Estudos da Graduação em Línguas e Literaturas Modernas: Língua Portuguesa e Literaturas Lusófonas, da Universidade de Santiago de Compostela, em que, habitualmente, lecionam a Professora Titular e o/a Leitor/a do Brasil. Nelas, convidados de diferentes âmbitos oferecem a sua perspectiva sobre temas brasileiros a alunos/as, colegas e qualquer pessoa interessada.

Desde 1996, quando se iniciaram disciplinas vinculadas diretamente aos estudos do Brasil na Faculdade de Filologia, foram numerosos os convidados que participaram destas aulas.  Indicamos aqui aquelas que tiveram lugar a partir de 2011:

A máquina do mundo

Póster_moderno_de_salud_en_azul.jpg

Data: Novembro de 2019

Henrique Komatsu (1982) nasceu na cidade de Pereira Barreto, no interior do estado de São Paulo. É graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná e autor de:  A igreja de pedra (romance, 2003); Concerto para quatro mãos (romance); Cidade Dormitório (contos); narrativa infantil (Gangorra, ou História Triste; A menina que viu Deus) e, em 2019, Ototo (Confraria do Vento). É autor do blogue "Komatsu: sobre carimbos, ofícios e processo"É um dos Autores em Residência (outono 2019) da Axóuxere Editora. 

Leia o texto do autor: Galiza: Elogio da Sombra, do Frio, do Vento e da Chuva 

Sarau do Binho

cartaz-binho-final-jpg.jpg

Data: Abril 2019

Robinson Padial, o Binho, é poeta e articulador cultural. Criador do Sarau do Binho, atividade que acontece há 16 anos na zona sul de SP, um dos precursores do chamado Movimento de Literatura Marginal e Periférica . Robinsons é autor do livro “ Postesia” ( poesia nos postes e co-autor do livro “ Donde Miras- dois poetas e um caminho” em parceria com Serginho Poeta. Binho é também criador de vários projetos de incentivo à leitura, dentre eles, a Brechoteca-Biblioteca Popular do Jd. Rebouças, a Bicicloteca ( Bicicleta adaptada para distribuição de livros), o Projeto Pra-ti-ler ( Prateleiras com livros pra empréstimo em pequenos comércios do bairro ), a Distribuição de livros no Terminal de Ônibus Campo Limpo e mais recentemente o
Projeto Livros no Ponto (Distribuição de livros em pontos de ônibus ).


Suzi Soares é articuladora cultural e produtora de coletivos culturais da zona sul de São Paulo. Formada em letras pela Universidade Bandeirantes. Organiza o Sarau do Binho desde a sua formação há 15 anos. Participou da “Expedición Donde Miras – Caminhada Cultural pela América Latina” que já percorreu a pé, com o coletivo, várias cidades dos estados de São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, realizando saraus em ruas e praças públicas. Participa dos projetos de incentivo à Leitura como a Bicicloteca, a distribuição de livros no terminal Campo Limpo e o “ Livro no ponto”. Produtora executiva da “Felizs - FeiraLiterária da Zona Sul” desde a sua primeira edição em 2015.

Dilemas da cultura na representação literária contemporânea

francielecartaz.jpg

Data: Fevereiro 2019

Franciele Queiroz da Silva é Mestre em Teoria Literária e doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia. Como pesquisadora realizou projetos de pesquisa na área de Literatura, com ênfase na produção literária contemporânea. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Literatura na Prefeitura Municipal de Uberlândia. Seus estudos concentram-se na grande área de Teoria Literária. Tem interesse em literatura brasileira com enfoque em prosa contemporânea.

Imagens fraturadas na historiografia literária brasileira: narrativas de autoria feminina

Aula aberta.jpg

Data: Fevereiro 2019

 

Virgínia Maria Vasconcelos Leal é professora-adjunta de teoria da literatura da Universidade de Brasília. É pesquisadora do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea. Está realizando estudos pós-doutorais no ADHUC-Centro de Investigação Teoria, Gênero e Sexualidade, na Universidade de Barcelona. Organizou os livros Espaço e gênero na literatura brasileira contemporânea e Deslocamentos de gênero na literatura brasileira contemporânea, ambos com Regina Dalcastagnè.

Pollianna Freire é Doutoranda em Literatura e Práticas Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília e integrante do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea. Atualmente, é investigadora predoutoral no ADHUC - Centro de Investigação Teoria, Gênero, Sexualidade na Universidade de Barcelona.

Fotos

"BRASÍLIA – Arquitetura, geografia e UnB (Universidade de Brasília)"

Catedral_metropolitana brasilia.jpg
brasilia2.jpg

Data: Abril 2018

 

AULA ABERTA sobre Brasília entre estudantes da Universidade de Brasília e da Universidade de Santiago de Compostela, via skype. Intercâmbio com os/as alunos/as da UnB João Pedro Coleta e Bruna Santos Pereira, coordenado pelas alunas da USC Helena González Doval e Irene López Batalla - com a ajuda das professoras Carmen Villarino e Vivian Rangel -, do qual participou o grupo de alunos/as de Cultura do Brasil da USC.

Entrevista: Brasília

Fotos

"Parece que sempre foi literatura: ser escritor no Brasil de hoje"

Data: Maio 2018

 

Reginaldo Pujol Filho é gaúcho de Porto Alegre (1980). É autor das obras Azar do Personagem, Quero Ser Reginaldo Pujol Filho e Só faltou o título, do e-book O que é barco, o que é casa, o que é mundo, e de diversos textos publicados em jornais, revistas ou antologias. Organizou a coletânea de contos Desacordo Ortográfico, no Brasil e em Portugal. É pós-graduado em Artes da Escrita pela Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Escrita Criativa pela PUCRS, onde é doutorando na mesma área. É, também, responsável, pela Coleção Gira da Editora Dublinense, especializada em literatura de língua portuguesa não brasileira. 

"Conversa sobre Música Brasileira"

Data: Maio 2017

Sérgio Tannus e Uxía. Sérgio Tannus é um dos artistas mais completos da “safra brasileira”. Desde 2006, vive em Santiago de Compostela, na Galiza, a partir de onde está divulgando seu trabalho como multi-instrumentista e compositor por varios países de Europa. Uxía, nos seus mais de 30 anos de carreira artística, renovou a música tradicional galega conectando-a às culturas atlânticas. Desde a sua estreia com Foliada de marzo em 1986, o seu trabalho representa um ponto de encontro de diferentes culturas, e criou o seu repertorio através das suas contínuas viagens e intercâmbios com músicos do Brasil, Portugal, Cabo Verde ou Guinea-Bisáu, como João Afonso, Dulce Pontes, António Zambujo, Rui Veloso ou Tito Paris. 

"A música caipira"

Data: Maio 2017

Júlio Santin  é violeiro e nasceu no interior de São Paulo, região da Alta Paulista. Aprendeu a tocar e fabricar seus próprios instrumentos. Atualmente, à frente da Associação Cultural Caipirapuru, colabora na promoção e preservação da música caipira na região onde nasceu, organizando ações como o Caipirapuru. Autor, entre outros trabalhos, do CD instrumental de viola caipira “Sentimento Matuto” e agora "Capim Dourado".

Xoán Curiel é ator, músico e cantante galego; autor de trabalhos como Nai, Magnético Zen ou Estamos no verán. Mais informações

Data: Fevereiro 2017

Yara Frateschi Vieira é professora Catedrática de Literatura Portuguesa (aposentada) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com Doutorado na Universidade de São Paulo. Foi a 2ª leitora brasileira na USC (1999-2001). É autora, entre outros, de Antologia de Poesia Galega e En cas dona Maior: os trovadores e a corte senhorial galega no século XIII (1999). E autora, entre outros livros em parceria, de Caminho poético de Santiago. Lírica galego-portuguesa (2012; 2015).

"O Brasil, hoje"

Data: Outubro 2016

Alice Ruiz é poeta, haikaista, letrista e tradutora brasileira. Publicou seu primeiro livro (Navalhanaliga) em 1980 e tem publicadas, até agora, mais de 21 obras (poesia, traduções, história infantil), com alguns prêmios destacados (Jabuti). É compositora de letras e lançou o seu primeiro CD (Paralelas) em 2005 com Alcira Espíndola. Mais informações

Resenha: A felicidade está dentro, não fora. A visita de Alice Ruiz

"A trajetória poética de Alice Ruiz"

"A produção literária e cultural das periferias de São Paulo na atualidade"

Data: Fevereiro 2016

Michel Yakini  é autor de diversas obras individuais (entre elas, Crônicas de um peladeiro e Acorde um verso) e coletivas, editor (Elo da Corrente Edições), dinamizador e produtor cultural, com participações também em destacados foros internacionais. É cofundador do coletivo literário Sarau Elo da Corrente, do movimento de literatura das periferias de São Paulo. Mais informações

"Para que escrever histórias da literatura? O caso do Brasil"

Data: Dezembro 2015

Wellington Freire Machado é doutor em Letras-História da Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande, com período sanduíche na Universidade de Santiago de Compostela (Grupo Galabra), Graduado em Letras Português/Espanhol (2007-2010) e Mestre em História da Literatura (2012), foi pesquisadorCNPq (2009-2012) e CAPES (2013-2016). Na altura, era Bolsista da CAPES na USC (sob orientação de Carmen Villarino Pardo) onde desenvolveu pesquisa para realização do projeto de tese sobre A série Como e por que ler: uma historiografia literária brasileira do presente.

"Música popular brasileira"

"Introdução ao Modernismo de 22 pela poesía”

Data: Outubro 2015 / Outubro 2011

Ulisses Infante: é Professor da Universidade Estadual Paulista (câmpus de São José do Rio Preto). Graduado e Licenciado em Letras (Português) pela USP e Doutor em Letras (Literatura Brasileira) pela mesma Universidade (Literatura Brasileira), foi profesor no ensino médio e na UFCE e, entre 2008 e 2010, Leitor do Brasil na Universidade de Santiago de Compostela. Atualmente, desenvolve projetos sobre os modos de narrar de Guimarães Rosa e sobre as vozes líricas e críticas da modernidade brasileira.

"Aproximações contemporâneas Brasil Galiza através das cantigas de Martin Codax"

Data: Novembro 2014

Janaína Marques é mestre em Literatura e Crítica Literária e foi bolsista da Fundação e Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo. Atualmente é doutoranda na Universidade de Santiago de Compostela.

"As Jornadas Literárias de Passo Fundo"

Data: Outubro 2014

Miguel Rettenmeier é professor (Titular II) na Graduação, no Mestrado e no Doutorado em Letras da Universidade de Passo Fundo. Na área de Estudos Literários, é pesquisador da obra de Josué Guimarães, coordenando o Acervo Literário do Autor (ALJOG/UPF), além de desenvolver projetos na linha de pesquisa de Leitura e Formação de Leitor, focalizando seus trabalhos na questão da leitura relacionada às linguagens digitais. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Leitura e acervo literário e integra a coordenação das Jornadas Literárias de Passo Fundo.

"Encontro com a escritora brasileira Nélida Piñon "

Data: Novembro 2013

 

Nelida Piñon é uma escritora brasileira de origem galega. É autora de numerosas obras (romances, contos, ensaios) desde inícios da década de 1960. Recebeu destacados prêmios no Brasil (APCA, Jabuti) e no exterior (Juan Rulfo, Príncipe de Astúrias das Letras, Casa de las Américas, Menéndez Pelayo, Puterbaugh Fellow-Univ. de Oklahoma, Ibero-Americano de narrativa Jorge Isaacs, Medalla Gabriela Mistral, Premio Rosalia de Castro, etc). Foi a primeira mulher Presidente da Academia Brasileira de Letras (1996-1997) e a primeira mulher Doutora Honoris Causa pela Universidade de Santiago de Compostela (além de outros Doutoramentos Honoris Causa).

"Aula Aberta com o escritor Olavo Amaral "

Data: Outubro 2013

Olavo Amaral é escritor, médico e pesquisador na área de neurociências (UFRJ). É autor do Dicionário de Línguas Imaginárias (2017), Correnteza e Escombros (2012). Também atua como roteirista e diretor de cinema e mantém a página pessoal “Olavo Amaral”. Foi ganhador do 13º Concurso de Contos Josué Guimarães, promovido pela 15ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo e, nessa condição, participou de encontros na Universidade de Santiago de Compostela e noutros lugares da Galiza.

"Movimento Cultural pela leitura em Passo Fundo/RS/Brasil "

Data: Maio 2013

Tânia Rösing possui graduação em Letras e em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutorado em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Pós-doutorado pela Universidade de Extremadura (Espanha). É pesquisadora da Universidade de Passo Fundo e da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Campus de Frederico Westphalen). Coordenou as Jornadas Literárias de Passo Fundo entre 1981 e 2015. Coordenou o Centro de Referência de Literatura e Multimeios - Mundo da Leitura entre 1997 e 2017.

"Escrever hoje no Brasil"

Data: Fevereiro 2013

Amilcar Bettega. Nasceu em São Gabriel, Rio Grande do Sul, em 1964. É formado em engenharia civil e mestre em literatura brasileira. Recebeu o prêmio Açorianos de literatura (da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, 1995) pelo volume de contos O voo da trapezista (Movimento/IEL, 1994). Com Os lados do círculo (Companhia das Letras) conquistou o prêmio Portugal Telecom.

"De Carolina Maria de Jesus a Ferréz: a emergência da periferia na literatura  brasileira contemporânea"

"Literatura e Cultura da Periferia: cenas do Brasil contemporâneo"

Data: Fevereiro 2013

Rejane Pivetta de Oliveira é doutora Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atuou como professora da graduação e da pós-graduação em Letras do Centro Universitário Ritter dos Reis, no período de maio de 1996 a dezembro de 2017. É líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Estudos de Literatura na Cultura: estética e política e membro do grupo de pesquisa GALABRA (USC/Galiza). Fez estágio pós-doutoral da CAPES na Universidade de Santiago de Compostela (Grupo Galabra, sob orientação de Elias Feijó).

"O Sertão e geografia na obra de Guimarães Rosa"

Data: Novembro 2012

Joycelaine Aparecida de Oliveira é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros, mestre e doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolve pesquisas nas áreas de literatura, poesia, antropologia e geografia cultural. É professora do 3º ano do Ensino Fundamental, no Centro de Pesquisa Aplicada à Educação - Universidade Federal de Goiás. Fez estágio pós-doutoral da CAPES na Universidade de Santiago de Compostela (Grupo Galabra, sob orientação de Elias Feijó).

"Carlos Heitor Cony na literatura brasileira contemporânea"

"As crônicas de viagem de Mário de Andrade e Alcântara Machado"

"Um panorama da história da literatura brasileira no âmbito da lusofonia"

Data: Maio e Outubro de 2012

Raquel Illescas Bueno é professora associada da Universidade Federal do Paraná. Desenvolve pesquisa sobre a literatura brasileiraproduzida na primeira metade do século XX por autores-viajantes, tais como Mário de Andrade, Alcântara Machado, Cecília Meireles e Rubem Braga. Pesquisa e orienta trabalhos voltados para a literatura brasileira e outras literaturas lusófonas nos cenários moderno e contemporâneo. Fez estágio pós-doutoral da CAPES na Universidade de Santiago de Compostela (sob orientação de Carlos Quiroga).

"Poesia concreta no Brasil e ecos na contemporaneidade"

Data: Novembro 2012

Márcio André  graduou-se em Letras e é mestre em poética pela UFRJ. Em 2008, recebeu a Bolsa Fundação Biblioteca Nacional, pelo livro de ensaios Poética das Casas e, em 2009, foi poeta-em-residência em Monsanto, Portugal. É artista multimídia, editor (um dos fundadores da Confraria do Vento), diretor de cinema e autor de vários livros (entre eles, Ensaios Radioativos; Poemas apócrifos de Paul Valéry).

"O escritor-personagem na narrativa brasileira contemporânea"

Data: Dezembro de 2012

Igor Ximenes Graciano é professor adjunto de Teoria da Literatura da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), é mestre em Literatura pela UnB e doutor em Estudos de Literatura pela UFF. É membro do Grupo de estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da UnB. Na altura, era Bolsista da CAPES na USC (sob orientação de Carmen Villarino Pardo no Grupo Galabra) para realização do projeto de tese sobre Crítica literária e ficção: estratégias e configurações do discurso crítico no romance brasileiro recente.

"Emergência de novas vozes no campo literário brasileiro contemporâneo"

Data: Fevereiro de 2012

Regina Dalcastagnè é professora de literatura brasileira da Universidade de Brasília. Desenvolve pesquisas sobre representação na literatura e nas artes plásticas contemporâneas. Coordena o Grupo de Literatura Brasileira Contemporânea da UnB e dirige a revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Vid: www.gelbc.com

"Poetrix - uma proposta para o novo milênio.ppt"

Data: Outubro de 2011

Goulart Gomes Foi o ganhador do Prêmio Josué Guimarães da Jornada de Literatura de Passo Fundo, e, como parte do prêmio, realizou uma estadia na USC. Fundador do Grupo Cultural Pórtico (1995) e criador da linguagem poética Poetrix (1999). Recebeu diferentes prêmios e participou de varias coletâneas no Brasil e no exterior.Atualmente é o Coordenador Geral do Movimento Internacional Poetrix. Vid. www.goulartgomes.com

bottom of page